TCE-PB fiscaliza 20 maternidades públicas de 18 cidades em operação simultânea
Instituições são responsáveis por aproximadamente 90% dos nascimentos em maternidades públicas na Paraíba
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) faz nesta terça-feira (12), uma operação de auditoria em 20 hospitais/maternidades públicas, sendo 14 estaduais e 6 municipais. 40 auditores de controle externo e técnicos de contas públicas participam da fiscalização que ocorre de forma simultânea em 18 municípios, incluindo João Pessoa. Essas instituições são responsáveis por aproximadamente 90% dos nascimentos em maternidades públicas na Paraíba.
O objetivo da operação é avaliar como está a prestação dos serviços de saúde nas maternidades públicas do estado. De acordo com Eduardo Ferreira Albuquerque, diretor de Auditoria, a fiscalização abrangerá itens como infraestrutura hospitalar, recursos humanos, biossegurança, manejo de resíduos de serviços de saúde e o atendimento à mulher e ao recém-nascido.
Os resultados da auditoria irão proporcionar um diagnóstico sobre a situação dessas unidades, além de ajudar na identificação e prevenção de possíveis falhas. As informações coletadas serão utilizadas nos processos de acompanhamento da gestão.