Morre José Botafogo Gonçalves, ex-ministro e diplomata, aos 89 anos
Informação foi confirmada pelo Itamaraty no sábado (9), sem divulgação da causa da morte.
O diplomata e ex-ministro da Indústria, Comércio e Turismo José Botafogo Gonçalves morreu na sexta-feira (8), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Itamaraty no sábado (9), sem divulgação da causa da morte.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a secretária-geral, Maria Laura da Rocha, manifestaram condolências à família e amigos de Botafogo. O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), onde ele atuou como presidente e vice-presidente emérito, também lamentou a perda.
Nascido em Belo Horizonte em 1935, Botafogo iniciou sua carreira diplomática em 1960, após formar-se em ciências jurídicas e sociais pela PUC-Rio. Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos de destaque no Itamaraty e no Banco Mundial, além de ter liderado o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo entre 1998 e 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
Botafogo representou o Brasil em embaixadas em Moscou, Roma, Santiago, Paris e Bonn, além de atuar como cônsul-geral em Milão e embaixador em Buenos Aires. Segundo o Itamaraty, ele deixa esposa, três filhos, sete netos e um legado de respeito e admiração por sua contribuição ao país.