Paraíba abre 350 vagas para curso de formação em saúde mental para Atenção Primária
O processo seletivo oferece 350 vagas para trabalhadores da Atenção Primária, especialmente para equipes de saúde da família
Foi publicado na edição deste sábado (9) do Diário Oficial do Estado da Paraíba o edital de seleção para o curso "Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental". Organizado pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), através da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativos e Complementares em Saúde (ObservaPICS), o processo seletivo oferece 350 vagas para trabalhadores da Atenção Primária, especialmente para equipes de saúde da família.
O curso visa capacitar esses profissionais em estratégias de promoção à saúde mental, utilizando práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), refletindo sobre o cuidado de si como base para o cuidado com o outro. A formação será na modalidade híbrida, com uma carga horária total de 120 horas (96 horas a distância e 24 horas presenciais), distribuídas ao longo de seis meses. As atividades presenciais ocorrerão em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa, podendo haver remanejamento conforme o número de inscritos em cada localidade.
O edital detalha que não haverá custeio para despesas de transporte, alimentação e hospedagem. A inscrição é online e deve ser realizada no formulário disponível no link oficial, dentro do prazo estipulado no cronograma. A seleção ocorrerá por ordem de inscrição, atendendo aos requisitos do edital e priorizando profissionais com vínculo comprovado com a Atenção Primária e que atuem com PICS na Paraíba.