Corpo de Bombeiros da Paraíba promove evento de salvamento aquático
O encontro reúne mais de 400 guarda-vidas de diversas regiões do Brasil e do exterior
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), está realizando o 23º Encontro de Salvamento Aquático, um dos maiores eventos de treinamento e aperfeiçoamento de técnicas de resgate aquático da América Latina. O encontro reúne mais de 400 guarda-vidas de diversas regiões do Brasil e do exterior, incluindo a Argentina, e tem como foco a prevenção e o aperfeiçoamento técnico.
O evento, que ocorre em João Pessoa, conta com competições e um simpósio técnico-científico que aborda estratégias de prevenção a afogamentos. Segundo dados discutidos durante o simpósio, a cada 90 minutos, um brasileiro morre afogado, sendo que a cada dois dias uma criança perde a vida por afogamento dentro de casa. O objetivo é desenvolver ações preventivas e conscientizar a população sobre os riscos, especialmente em locais domésticos, como banheiros e áreas de serviço.
Entre os participantes, destaca-se o argentino Tomás Medina, único guarda-vidas autista da Argentina. Emocionado, ele afirmou estar feliz por participar e por ter a oportunidade de compartilhar experiências no evento. Outro ponto abordado foram as particularidades das praias da Paraíba, que, embora seguras em muitos trechos, possuem áreas que exigem atenção redobrada, especialmente para turistas que não estão familiarizados com a correnteza e arrebentação.
O encontro é visto como essencial para compartilhar conhecimentos científicos e fortalecer a atuação dos guarda-vidas civis e militares em situações de emergência aquática, tanto em praias quanto em açudes e residências.