Paraíba realiza 11ª doação de coração em 2024; órgão beneficia paciente com insuficiência cardíaca
A captação ocorreu no Hospital de Trauma de Campina Grande, onde também foram doados fígado e córneas do mesmo doador
A Central de Transplantes da Paraíba registrou, nessa quinta-feira (7), a 11ª doação de coração deste ano. O órgão foi destinado a um paciente paraibano de 42 anos, que aguardava o transplante devido a um quadro de insuficiência cardíaca. A captação ocorreu no Hospital de Trauma de Campina Grande, onde também foram doados fígado e córneas do mesmo doador.
O doador, um homem de 29 anos, teve morte encefálica causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A cirurgia de captação começou às 16h e durou cerca de quatro horas. O transporte do coração de Campina Grande para João Pessoa contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Grupamento de Operações Aéreas do Governo do Estado, garantindo agilidade ao procedimento.
O fígado foi encaminhado a uma paciente de 28 anos, enquanto as córneas foram enviadas ao Banco de Olhos para avaliação. A ação marca a oitava captação de coração realizada no Hospital de Trauma de Campina Grande em 2024.
A Central de Transplantes da Paraíba contabiliza, até agora, 42 doações no ano, totalizando 239 transplantes e 116 órgãos captados. Cerca de 676 pessoas ainda aguardam por transplantes no estado.