João Pessoa apresenta programa de cirurgias do Novembro Azul com foco em saúde masculina
Objetivo do programa é aumentar a realização de cirurgias urológicas no município, passando de 100 para 360 procedimentos mensais
A Prefeitura de João Pessoa apresentou nesta quinta-feira (7) o programa de cirurgias do Novembro Azul, voltado para o aumento da oferta de procedimentos de saúde masculina na área de urologia. O programa será realizado no Hospital Geral e do Câncer Doutor Stênio Holanda Filho (antigo Prontovida), e os agendamentos podem ser feitos pela plataforma ‘João Pessoa na Palma da Mão’.
O hospital foi preparado para atender as novas demandas, com a criação de novas salas cirúrgicas, aquisição de equipamentos e materiais específicos para os procedimentos, além de três salas de consultório para a realização do pré-operatório. O sistema inclui ainda a marcação de exames necessários aos atendimentos.
Para acessar o serviço, o usuário deve entrar no aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, selecionar a aba ‘Novembro Azul’ e, em seguida, escolher a opção ‘marque sua cirurgia’ ou o canal ‘Saúde do Homem’. Com os dados preenchidos, as informações são enviadas para a Secretaria de Saúde, que realiza a regulação do atendimento.
O secretário de Saúde, Luis Ferreira, informou que o objetivo do programa é aumentar a realização de cirurgias urológicas no município, passando de 100 para 360 procedimentos mensais. Os procedimentos de endoscopia e colonoscopia serão ampliados para 1.500 por mês. O número de ultrassonografias mensais também será elevado para três mil.
O sistema de agendamento oferece um tempo de resposta de até sete dias, com possibilidade de marcações no mesmo dia da solicitação. Para aqueles que tiverem dificuldade em utilizar o aplicativo, o atendimento poderá ser solicitado nas Unidades de Saúde da Família (USF).