PF deflagra operação para combater extração ilegal de ouro em Princesa Isabel
Ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (07), a Operação AJUBA com o objetivo de combater a extração e comercialização ilegal de ouro na cidade de Princesa Isabel, no sertão da Paraíba. A ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara Federal da Paraíba, em locais suspeitos de envolvimento na exploração mineral ilegal.
A investigação, que começou há alguns meses, busca identificar e desmantelar associações criminosas que atuam na exploração de ouro na zona rural de Princesa Isabel desde, pelo menos, o ano de 2012. Segundo informações da PF, o grupo utiliza substâncias altamente tóxicas, como mercúrio e cianeto, no processo de extração. Esses produtos químicos, além de poluir o meio ambiente, apresentam risco grave à saúde humana.
O nome da operação, AJUBA, faz referência à cor do ouro, similar ao amarelo do sol, segundo a etimologia da palavra na língua tupi-guarani.
Os investigados responderão por diversos crimes, incluindo extração ilegal de minério, usurpação de patrimônio da União e associação criminosa. As acusações se baseiam nos artigos 55 e 56 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), no artigo 2º da Lei 8.176/91 e no artigo 288 do Código Penal. A PF segue com as investigações para aprofundar a atuação dessas organizações e identificar todos os envolvidos na exploração e comercialização do minério.