Prefeitura vai descentralizar a realização de exames em João Pessoa
Processo deve começar nas próximas semanas
Durante entrevista no programa Conexão Clube Tambaú, da Clube FM na manhã desta quinta-feira (07), o secretário municipal de saúde de João Pessoa, Luis Ferreira informou, com exclusividade, que os exames realizados na capital passarão a ser descentralizados.
Segundo o secretário, os exames que hoje são feitos no Lacen-JP, que funciona em Jaguaribe, serão descentralizados e distribuídos em 36 pontos de coleta nas seis policlínicas municipais e em 30 unidades básicas de saúde para que as pessoas não precisem sair de perto de casa para fazer exames. Ainda de acordo com o secretário, todas as UBS vão receber aparelhos para fazer eletrocardiograma.
“Todas as policlínicas terão um ultrassom, uma radiografia digital e um mamógrafo. Isso não é uma proposta a longo prazo. Nós estamos aguardando só os equipamentos, a previsão de entrega é na sexta-feira da próxima semana. Espero que nas próximas semanas já estejamos com esses centros de coleta e de imagens descentralizados”, reforçou Luis Ferreira.
O secretário também adiantou que a Prefeitura de João Pessoa vai criar o que ele chamou de “Upinhas”, que são cinco unidades básicas de saúde, uma em cada distrito de saúde, com atendimento 24h.