Quedas aumentam em 14% os atendimentos no Hospital de Campina Grande
O ortopedista Wagner Luiz Egito destacou que a maioria dos atendimentos é de pacientes acima de 65 anos
O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, localizado em Campina Grande, registrou 17.259 atendimentos a vítimas de quedas entre janeiro e outubro de 2024. Este número representa um aumento de 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o ortopedista Wagner Luiz Egito, a maior parte dos atendimentos ocorre em pacientes acima de 65 anos, com predominância de acidentes domésticos. “As principais fraturas observadas são de fêmur proximal, punho e ombro. A maioria dos casos requer cirurgia, necessitando de um longo período de reabilitação”, explicou o especialista.
O médico ressaltou a importância de sensibilizar a comunidade sobre a adoção de medidas simples para prevenir esses acidentes. Ele forneceu dicas para tornar os lares mais seguros, como garantir boa iluminação, utilizar pisos antiderrapantes, evitar produtos de limpeza que deixem o chão escorregadio e a remoção de tapetes. Também recomendou a instalação de barras de apoio no banheiro, escadas e rampas, além de sugerir que os artigos de primeira necessidade sejam sempre armazenados no mesmo lugar e que o assento sanitário seja, se possível, mais alto.
O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande é referência em alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia, atendendo a uma população de 2 milhões de pessoas de 203 municípios da Paraíba. A unidade conta com 272 leitos e 301 médicos, dos quais 64 estão em plantão presencial 24 horas, além de oferecer serviços de hemodinâmica.