Mais de 1.600 reeducandos farão o Enem em unidades prisionais da Paraíba
O exame oferece acesso à educação e ao ensino superior para a população carcerária
Nos dias 10 e 11 de dezembro, 1.635 reeducandos de 66 unidades prisionais da Paraíba irão fazer o Enem PPL 2024, um aumento de 90 inscritos em relação ao ano passado. Coordenado pelo Inep com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-PB), o exame oferece acesso à educação e ao ensino superior para a população carcerária. O resultado será divulgado em 13 de janeiro de 2025.
Para os egressos, as provas vão acontecer na Gerência Executiva de Ressocialização (GER), que organiza o exame no estado. O secretário João Alves afirmou que o aumento de inscritos reflete o empenho da Paraíba em ampliar o acesso educacional nas prisões, preparando os participantes para a reintegração à sociedade.
A Seap, por meio da GER, promove acesso ao ensino superior com ações que vão desde o ensino básico até programas de certificação e cursos profissionalizantes. Segundo o gerente de Ressocialização, o "Programa Se Liga no Enem" ajuda os candidatos a se prepararem, aumentando as chances de aprovação e de entrada em universidades por programas como Prouni e Sisu.
Com essas ações, o governo da Paraíba segue consolidando sua política de reintegração social, qualificando reeducandos para o mercado de trabalho e fortalecendo a educação dentro das unidades penais.