TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
economia

Conta de luz fica mais barata em novembro com redução para bandeira amarela

Essa alteração marca a primeira redução desde setembro, período em que vigorava a bandeira vermelha patamar 2, a mais cara no sistema de tarifas

Por Redação T5 Publicado em
Energisa analisará situação de cada cliente
Conta de luz fica mais barata em novembro com redução para bandeira amarela (Imagem: Reprodução/ Energisa)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a partir desta sexta-feira (1º) a bandeira tarifária sobre o consumo de energia elétrica será alterada para amarela, representando uma redução na taxa adicional cobrada nas contas de luz de novembro. Com a mudança, a cobrança extra será de R$ 1,885 para cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos, valor significativamente menor em comparação ao patamar anterior.

Essa alteração marca a primeira redução desde setembro, período em que vigorava a bandeira vermelha patamar 2, a mais cara no sistema de tarifas. Durante os últimos dois meses, os consumidores arcaram com uma taxa adicional de R$ 7,877 para cada 100 kWh consumidos, refletindo um impacto expressivo no custo das contas de energia.

De acordo com a Aneel, a nova medida é possível devido ao aumento do volume de chuvas em várias regiões do país, fator que contribuiu para uma melhora no nível dos reservatórios hídricos. O cenário mais favorável reestabeleceu, em parte, a capacidade de geração das usinas hidrelétricas, permitindo o desligamento gradual das usinas termelétricas, conhecidas pelo custo de operação mais alto e frequentemente acionadas em períodos de estiagem.



Relacionadas