TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
monitoramento

Cemitérios públicos de João Pessoa ganham câmeras para coibir vandalismo

O sistema de câmeras foi implementado em quatro cemitérios: Senhor da Boa Sentença (Varadouro), Santa Catarina (Bairro dos Estados), Cruz das Armas (Cruz das Armas) e Cristo (Cristo Redentor)

Por Carlos Rocha Publicado em
Cemitério do senhor da Boa Sentença
Cemitérios públicos de João Pessoa ganham câmeras para coibir vandalismo (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), concluiu nesta quinta-feira (31) a instalação de câmeras de monitoramento em cemitérios públicos da Capital. A iniciativa visa combater furtos e depredações, práticas denunciadas pela população, que relatou casos de vandalismo em jazigos.

Conforme o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dudu Soares, o sistema de câmeras foi implementado em quatro cemitérios: Senhor da Boa Sentença (Varadouro), Santa Catarina (Bairro dos Estados), Cruz das Armas (Cruz das Armas) e Cristo (Cristo Redentor). Segundo o secretário, a ação representa um esforço para resolver um problema antigo com o apoio da tecnologia. “A Guarda Civil Metropolitana realiza rondas preventivas regularmente nos cemitérios, e o monitoramento por câmeras vem para reforçar esse trabalho, integrando o Centro de Monitoramento que já atende unidades de saúde e escolas municipais”, destacou Dudu.

O monitoramento é realizado 24 horas por agentes da segurança municipal no Centro de Videomonitoramento, localizado na sede da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa. Caso identifiquem alguma atividade suspeita, os agentes podem acionar rapidamente equipes de policiamento preventivo ou forças policiais estaduais, que trabalham em conjunto com a Guarda Civil.

Para visitantes como a dona de casa Aparecida Araújo, a medida é um alívio. Ela, que visitava o túmulo do marido no Cemitério Santa Catarina, expressou satisfação: “Acho um desrespeito saber que vândalos entram para depredar. Com essas câmeras, espero que atitudes como essas sejam evitadas.”

A depredação do patrimônio público é crime e está sujeita a penalidades, conforme o artigo 163 do Código Penal Brasileiro, que prevê detenção de seis meses a três anos e multa. A população pode denunciar atos de vandalismo pelo número 153, da Guarda Civil Metropolitana, ou pelo 190 da Polícia Militar.



Relacionadas