UFPB abre processo seletivo com 16 vagas para professores substitutos
Os docentes contratados poderão receber uma remuneração que varia conforme a titulação
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou, na última sexta-feira (11), a abertura de um edital de processo seletivo simplificado que oferece 16 vagas para a contratação de professores substitutos. Os docentes contratados poderão receber uma remuneração que varia conforme a titulação, podendo chegar a R$ 6.356,02, além de um auxílio-alimentação.
As vagas estão distribuídas pelos quatro campi da UFPB e abrangem diversas áreas do conhecimento. Dentre as oportunidades, três vagas são destinadas a pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas, e uma vaga é reservada para pessoas com deficiência (PcD).
As inscrições serão abertas no dia 29 de outubro e se estenderão até 7 de novembro. Os candidatos podem se inscrever de forma presencial na secretaria do departamento acadêmico responsável, por meio de procuração ou via postal (Sedex). As taxas de inscrição variam de acordo com o regime de trabalho: R$ 60,00 para 20 horas semanais e R$ 85,00 para 40 horas semanais.
A Pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFPB, professora Rita de Cássia Pereira, enfatizou a importância do concurso para professores substitutos: "Esses concursos têm a função de suprir eventuais ausências de docentes e representam uma renovação nas equipes, trazendo novas experiências e elogios por parte dos alunos."
Para a inscrição, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: requerimento de inscrição (disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e na secretaria do departamento responsável); comprovante de pagamento da taxa de inscrição via Guia de Recolhimento da União (GRU); cópia de documento de identidade com foto e CPF; currículo atualizado (Lattes ou vitae); e uma foto 3x4 recente.
Os candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição poderão fazê-lo nos dias 29 e 30 de outubro, conforme as condições estabelecidas pelo Decreto nº 6.593/2008 para beneficiários do Cadastro Único e pela Lei nº 13.656/2018 para doadores de medula óssea.
O processo seletivo será dividido em duas etapas: a prova didática, com peso 6 e caráter eliminatório, e a prova de títulos, com peso 4 e caráter classificatório. Os candidatos que obtiverem nota mínima de 70 na prova didática terão seus títulos avaliados.
O resultado final do processo seletivo será divulgado em três listas: uma geral, uma para candidatos pretos ou pardos e uma para pessoas com deficiência. As contratações terão duração de até um ano, podendo ser prorrogadas, e os professores substitutos terão prioridade em ministrar aulas de graduação.
Confira as vagas disponíveis:
- Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)
- Departamento de Biologia Molecular (DBM) - 1 vaga
- Departamento de Estatística (DE) - 1 vaga
- Departamento de Física (DF) - 1 vaga
- Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)
- Departamento de Línguas de Sinais (DLS) - 1 vaga
- Centro de Tecnologia (CT)
- Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) - 1 vaga
- Departamento de Engenharia de Produção (DEP) - 1 vaga
- Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA)
- Departamento de Educação Musical (DEM) - 1 vaga
- Centro de Informática (CI)
- Departamento de Informática (DI) - 1 vaga
- Departamento de Sistemas de Computação (DSC) - 1 vaga
- Centro de Ciências Agrárias (CCA) - Areia
- Departamento de Biociências (DB) - 1 vaga
- Departamento de Ciências Veterinárias (DCV) - 1 vaga
- Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) - Bananeiras
- Departamento de Agricultura (DA) - 1 vaga
- Departamento de Educação (DE) - 1 vaga
- Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Rio Tinto
- Departamento de Ciências Exatas (DCX) - 1 vaga
- Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mamanguape
- Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) - 1 vaga
- Departamento de Letras (DL) - 1 vaga
Os interessados devem ficar atentos aos prazos e requisitos para participar do processo seletivo e contribuir para o fortalecimento do corpo docente da UFPB.