Evento em João Pessoa incentiva doação de órgãos com emissão gratuita de autorização digital
A ação busca conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e incentivar a emissão das AEDOs, serviço digital que facilita o registro da intenção de doação
Neste sábado (19), os Cartórios de Notas da Paraíba realizarão a 2ª edição da Jornada Notarial, um evento gratuito de aconselhamento jurídico notarial com foco na doação de órgãos. O evento acontecerá no Shopping Manaíra, em João Pessoa, das 14h às 20h, e permitirá que os cidadãos emitam a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), documento digital que assegura a vontade da pessoa em ser doadora de órgãos.
A ação busca conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e incentivar a emissão das AEDOs, serviço digital que facilita o registro da intenção de doação, contribuindo para reduzir a fila de espera de transplantes, que já ultrapassa 60 mil pessoas no Brasil.
Contudo, você sabia que a doação de órgãos no Brasil só acontece se a família autorizar? Mesmo com a vontade registrada em documentos, a legislação brasileira determina que, em caso de morte, a decisão final é da família. A Lei n° 9.434/2007, regulamentada pelo Decreto n° 9.175/2017, estabelece que a retirada de órgãos só pode ser feita com o consentimento expresso dos familiares.
Entre janeiro e junho de 2024, 45% das famílias consultadas não autorizaram a doação de órgãos, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Esse índice era de 40% no mesmo período de 2023, mostrando um aumento na não autorização. Os médicos que trabalham com transplantes reforçam a importância de diálogo com a família para que a vontade do doador seja respeitada.
Para aqueles interessados em emitir a AEDO, basta comparecer ao evento com um documento de identidade. A emissão é gratuita e realizada no e-Notariado, plataforma que integra os serviços digitais dos cartórios brasileiros. A AEDO pode ser consultada pelo Sistema Nacional de Transplantes, usando o CPF do falecido.