Operadoras de internet recebem notificação da Anatel para liberar o acesso ao X
Bloqueio da plataforma ocorreu após um conflito entre Elon Musk, proprietário da rede social, e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Na manhã desta quarta-feira (9), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enviou uma notificação às prestadoras de internet para que restabeleçam o acesso à rede social X (antigo Twitter) para seus clientes. Segundo a Anatel, o desbloqueio será realizado de maneira gradual, e as mais de 20 mil operadoras de internet espalhadas pelo Brasil devem implementar a medida em breve.
O bloqueio da plataforma ocorreu após um conflito entre Elon Musk, proprietário da rede social, e o Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo foi a recusa do bilionário em indicar um representante legal no Brasil e a pendência de multas aplicadas à empresa, que foram quitadas no início desta semana. O pagamento de R$ 28,6 milhões foi um dos requisitos para que a rede social X pudesse retomar suas atividades no país.
A decisão do STF, que revogou o bloqueio, foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, autorizando o funcionamento da plataforma após o cumprimento das exigências legais. Com isso, a empresa está regularizada para operar novamente no Brasil.
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) também confirmou a notificação da Anatel e informou que as operadoras estão sendo orientadas a liberar o acesso à plataforma para seus usuários.