TSE aprova envio de tropas federais para mais três cidades da Paraíba; saiba quais
Medida é para garantir segurança das eleições nos municípios de Paulista, Pombal e São Bento
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, autorizou nesta quinta-feira (3) a ação das tropas federais no 1º turno das eleições em mais três municípios da Paraíba: Paulista, Pombal e São Bento. As cidades vão contar com o reforço do exército para este domingo (6).
A decisão do TSE atende a um pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). O órgão elaborou um levantamento para o TSE e informou a existência de acirramento político e possível aliciamento violento de eleitores em Paulista e São Bento, além da suspeita de atuação de facções criminosas em Pombal.
Segundo o TRE-PB, a solicitação foi fundamentada em incidentes já registrados na região durante o período pré-eleitoral, como apreensão de armas de grosso calibre, além de denúncias de coação violenta por parte de facções criminosas para influenciar a liberdade de voto dos eleitores.
Com a medida, a Paraíba agora terá, ao total, sete municípios com auxílio das tropas federais no 1º turno das eleições de 2024. O TSE já havia deferido o pedido do TRE-PB e aprovado o auxílio das Forças Armadas nas cidades de Bayeux, Cabedelo, Fagundes e Itabaiana.