TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
outubro rosa

Duas mil mamografias de graça em outubro na Paraíba; saiba como participar

As mamografias serão oferecidas de forma espontânea, sem necessidade de agendamento

Por Carlos Rocha Publicado em
Mamografia A mamografia ou mastografia é um exame de rastreio por imagem.
Duas mil mamografias de graça em outubro na Paraíba; saiba como participar (Foto:Reprodução/Secom)

O Governo do Estado da Paraíba realizou, nesta quarta-feira (2), no Centro Estadual de Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama. Este ano, o tema da campanha estadual é: “Vocês não estão sozinhos! Juntos, venceremos essa luta!”.

Entre os dias 2 e 31 de outubro, serão realizados diversos serviços de saúde, incluindo 2 mil exames de mamografia (100 por dia), 500 ultrassonografias mamárias, 400 consultas com mastologistas, além de diálogos com especialistas, orientações nutricionais, e atividades voltadas para o bem-estar mental.

As mamografias serão oferecidas de forma espontânea, sem necessidade de agendamento. Para realizá-las, as mulheres devem comparecer ao CEDC, munidas de documento pessoal, cartão do SUS, comprovante de residência e, se possível, o último exame realizado. Caso seja necessário, o mastologista poderá solicitar também uma ultrassonografia mamária, que será feita no mesmo dia. Já as consultas com mastologistas serão agendadas via Unidades de Saúde da Família (USF) dos municípios. Além disso, o serviço de psicologia estará disponível para mulheres que já possuem diagnóstico de câncer.

Durante o evento de abertura, o governador João Azevêdo (PSB) destacou a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama. “Essa é uma doença que pode ser curada, desde que seja diagnosticada precocemente. Para isso, instalamos esses centros especializados em diagnóstico, com estrutura digna para receber qualquer cidadão da Paraíba”, afirmou o governador, acrescentando que a previsão para este ano é de 12 mil atendimentos na unidade de João Pessoa.

O governador também ressaltou a qualidade do acolhimento oferecido pelo CEDC às mulheres diagnosticadas com câncer de mama, destacando a importância do suporte emocional durante o tratamento. A campanha Outubro Rosa faz parte de um conjunto de ações implementadas pelo governo estadual para aprimorar a saúde pública, que inclui o Programa Paraíba Contra o Câncer e a expansão de serviços para outras regiões, como a implantação de uma unidade de radioterapia em Patos.



Relacionadas