Hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande registram altos números de acidentes com moto
Somados, o total de acidentes com motos nos hospitais de Trauma chega a 12.047 nos primeiros oito meses do ano
Nesta quarta-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, os Hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande divulgaram dados sobre os atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. Nos primeiros oito meses de 2024, as motocicletas foram responsáveis pela maior parte dos casos registrados, contribuindo para o aumento significativo das estatísticas nas duas unidades hospitalares.
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, contabilizou 7.761 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, um número superior aos 7.383 casos registrados no mesmo período de 2023. Desse total, 6.153 atendimentos envolveram acidentes com motos, destacando a gravidade do cenário. Outros veículos, como automóveis (650), bicicletas (563) e atropelamentos (475), também fizeram parte do levantamento, além de 11 acidentes com ônibus.
Em Campina Grande, o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes apresentou números igualmente preocupantes. Entre janeiro e o dia 24 de setembro de 2024, a unidade realizou 5.894 atendimentos de vítimas de acidentes de motocicleta, consolidando as motos como o principal fator de ocorrências de trânsito. O hospital também registrou 557 casos envolvendo automóveis, 385 atropelamentos e 314 acidentes com bicicletas, totalizando 7.150 atendimentos por acidentes de trânsito no período.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25), quando se comemora o Dia Nacional do Trânsito, como uma forma de alerta para a necessidade de maior conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.