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UFPB lança marca própria de café com produção local e foco no desenvolvimento regional

Grãos são cultivados nas fazendas experimentais da UFPB

Por Redação T5 Publicado em
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O projeto de lançamento da marca também tem impacto no turismo regional, uma vez que a produção de café pode se tornar uma nova atração para visitantes, fortalecendo a economia de Areia e arredores

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lança, nesta sexta-feira (20), às 18h30, a marca de café ‘Grãos da Parahyba’, resultado de pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF). O evento ocorrerá no Auditório do Prédio Central do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Campus II da UFPB, em Areia, e marca um novo capítulo na produção de café no Brejo paraibano.

O produto é o primeiro café com marca própria da universidade, produzido com grãos cultivados nas fazendas experimentais da UFPB. Esses grãos passam por um rigoroso processo de seleção, torra artesanal e experimentação com diferentes variedades de Coffea arabica, espécie amplamente cultivada no Brasil. Com foco na qualidade e na sustentabilidade, o projeto visa incentivar a produção local e reaquecer a economia agrícola do Brejo.

A UFPB detém atualmente o registro de 50 materiais genéticos de Coffea arabica, entre eles as variedades Arara, Catuaí Vermelho e Amarelo. Esses grãos são cultivados em áreas experimentais da instituição e submetidos a diferentes tratamentos para garantir sabor e equilíbrio no produto final.

Além de fomentar o cultivo do café, a marca ‘Grãos da Parahyba’ busca criar novas oportunidades de emprego e renda para produtores rurais da região. A comercialização do café visa ainda financiar uma cafeteria própria, promovendo o crescimento de atividades econômicas ligadas à cadeia produtiva do café.

O projeto de lançamento da marca também tem impacto no turismo regional, uma vez que a produção de café pode se tornar uma nova atração para visitantes, fortalecendo a economia de Areia e arredores. O resgate da tradição cafeeira no Brejo paraibano, região que já foi um dos polos de produção de café no passado, tem como objetivo diversificar as fontes de renda locais, beneficiando tanto os pequenos produtores quanto o comércio regional.



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