TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
após dois meses

Conselho Universitário da UFPB condena sequestro e pede apuração de falhas na segurança

A universidade reafirmou seu compromisso com a segurança e os direitos da comunidade acadêmica

Por Redação T5 Publicado em
Ufpb
A ação buscava realizar uma internação involuntária (Divulgação/UFPB)

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba (CONSUNI) emitiu uma nota sobre uma tentativa de sequestro ocorrida no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), em 16 de julho de 2024. O documento foi aprovado com 28 votos favoráveis e 2 abstenções.

Segundo a nota, o pai da vítima teria organizado o sequestro, supostamente com omissão da guarda universitária, alegando que o jovem era LGBTQIAP+ e fazia uso de maconha. A ação buscava realizar uma internação involuntária, em desacordo com a Lei n° 10.216, que exige laudo médico para esse tipo de procedimento.

“A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos”, ressaltou a nota, destacando que o caso reflete LGBTfobia e proibicionismo.

O CONSUNI repudiou a violência e solicitou à administração da UFPB que investigue a possível omissão da Vigilância Universitária e da Superintendência de Segurança Institucional (SSI). A universidade reafirmou seu compromisso com a segurança e os direitos da comunidade acadêmica.



Relacionadas