Operação 'Mata Atlântica em Pé' inicia fiscalização em 17 estados para combater desmatamento
Na Paraíba, a força-tarefa, coordenada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), inspecionará oito áreas com alertas de desmatamento
Começou nesta segunda-feira (16) a sétima edição da operação "Mata Atlântica em Pé", com ações de fiscalização em 17 estados brasileiros. Coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abranpa), a iniciativa busca combater o desmatamento do bioma Mata Atlântica e segue até 27 de setembro.
Na Paraíba, a força-tarefa, coordenada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), inspecionará oito áreas com alertas de desmatamento, em parceria com o Ibama, Sudema, Semas e o Batalhão de Polícia Ambiental. No lançamento, realizado no Jardim Botânico de João Pessoa, houve atividades de conscientização ambiental com alunos da rede pública.
Em 2023, a operação identificou 17.931 hectares de desmatamento ilegal, com R$ 82 milhões em autuações. Este ano, os resultados serão divulgados ao final das vistorias, em 27 de setembro.
A operação utiliza imagens de satélite e tecnologia do projeto MapBiomas para monitorar áreas desmatadas e aplicar sanções cíveis, criminais e administrativas aos infratores.