Oficinas de tinta ecológica e paleta de cores são oferecidas na Paraíba
Uma das oficinas foca na transformação de materiais recicláveis em ferramentas para pintura
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) está promovendo duas novas oficinas de educação ambiental voltadas para práticas sustentáveis. A primeira ensina como reaproveitar o óleo de cozinha usado para a fabricação de tintas ecológicas, destacando o impacto negativo do descarte inadequado desse material no meio ambiente e oferecendo alternativas criativas e ecológicas. A segunda oficina foca na transformação de materiais recicláveis em ferramentas para pintura, como a criação de uma paleta de cores sustentável.
Segundo Taciana Cirilo, coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, a reutilização de materiais é essencial para reduzir os prejuízos ao meio ambiente. "As oficinas de tinta ecológica apresentam uma forma de reciclar o óleo de maneira sustentável, dando um destino melhor para aquele material que acarreta vários malefícios quando descartado incorretamente no meio ambiente", destacou.
A produção das tintas ecológicas é simples, utilizando poucos materiais: óleo de cozinha, água, cola branca, cal e pigmentos coloridos. Também é ensinado como fazer uma paleta de tintas sustentável usando papelão e tampinhas de garrafa PET, proporcionando uma forma econômica e acessível de reutilizar materiais no processo criativo.
Além dessas novidades, a Sudema oferece outras oficinas, como a de sabão ecológico, compostagem, brinquedos com materiais reutilizáveis e o cultivo de coentro em garrafa PET.
Para mais informações ou para incluir as oficinas em eventos, os interessados podem entrar em contato com a Coordenadoria de Educação Ambiental da Sudema pelo WhatsApp (83) 98844-3296 ou pelo e-mail [email protected].