Apadrinhamento Social: programa beneficia mais de 80 crianças e adolescentes em João Pessoa
Este programa, que difere da adoção tradicional, oferece a esses jovens a oportunidade de uma convivência familiar e comunitária
Mais de 80 crianças e adolescentes em João Pessoa estão sendo beneficiados pelo Programa de Apadrinhamento Social da Primeira Vara da Infância e Juventude. Este programa, que difere da adoção tradicional, oferece a esses jovens a oportunidade de uma convivência familiar e comunitária, enquanto aguardam na fila para adoção.
O juiz Adhailton Lacet, responsável pela Vara, explicou que o apadrinhamento afetivo permite que qualquer pessoa com mais de 18 anos, após ser capacitada, possa se tornar padrinho ou madrinha de uma ou mais crianças. Este apadrinhamento inclui a possibilidade de levar a criança para casa em finais de semana e feriados, proporcionando momentos de lazer e integração familiar.
Existem três modalidades principais de apadrinhamento: afetivo, onde a criança é acolhida temporariamente; profissional, onde os padrinhos oferecem serviços especializados, como aulas particulares ou tratamentos médicos; e financeiro, onde contribuições monetárias são feitas sem a necessidade de contato direto com a criança.
O programa também garante uma rigorosa triagem para os candidatos ao apadrinhamento, assegurando que apenas pessoas qualificadas e com boas intenções possam participar. Essa medida é fundamental para proteger as crianças e adolescentes de possíveis riscos.