TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
atenção básica

João Pessoa publica lei que reestrutura cargos de Agentes de Saúde e Combate às Endemias

A lei prevê que, a cada dois anos, os agentes deverão participar de cursos de aperfeiçoamento

Por Carlos Rocha Publicado em
Agente comunitario de saude visita
João Pessoa publica lei que reestrutura cargos de Agentes de Saúde e Combate às Endemias (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial do Município de João Pessoa, foi publicada a nova legislação que altera a Lei Municipal nº 11.045, de 20 de junho de 2007, e estabelece uma série de mudanças nos cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.

De acordo com a nova lei, o ingresso nos cargos de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias deverá ser precedido por concurso público de provas e títulos, conforme os requisitos específicos para o exercício das atividades. A lei também determina que a seleção pública deve considerar a legislação vigente e os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A menciona atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde. Entre as responsabilidades estão a realização de visitas domiciliares para o acompanhamento de gestantes, lactantes e crianças, e a identificação de sinais de doenças. Além disso, os agentes deverão mobilizar a comunidade e estimular a participação em políticas públicas de saúde.

Para os Agentes de Combate às Endemias, a lei estabelece atividades de vigilância e controle de doenças, incluindo ações educativas e a identificação de casos suspeitos. As novas atribuições também contemplam a realização de pesquisas entomológicas e o planejamento de estratégias de prevenção e controle de doenças.

A lei prevê que, a cada dois anos, os agentes deverão participar de cursos de aperfeiçoamento, e que a formação inicial dos candidatos será composta por cursos técnicos promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, são estabelecidos critérios para a investidura nos cargos e condições para a posse, incluindo a comprovação de residência efetiva na área geográfica de atuação e a conclusão do ensino médio.

A implementação da nova lei está prevista para ocorrer a partir de sua publicação, com a revogação das disposições em contrário. O Prefeito Cícero Lucena sancionou a lei com o objetivo de ampliar e aprimorar a atuação dos agentes de saúde e combate às endemias no município.

Confira o texto completo da Lei na Edição 600/2024 do Diário Oficial



Relacionadas