Redução na tarifa de energia na Paraíba coloca estado com a menor taxa do país
De acordo com a Aneel, a diminuição foi influenciada principalmente pelos componentes financeiros (-9,33%), devido à devolução de créditos de PIS/COFINS aos consumidores
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (27) o reajuste tarifário anual para a Paraíba, que resultará em uma redução média de -1,35% nas contas de luz dos consumidores do estado. Com essa decisão, a Paraíba passará a ter a menor tarifa de energia elétrica do país, a partir de 28 de agosto.
O cálculo do reajuste é baseado em regras previstas nos contratos de concessão. De acordo com a Aneel, a diminuição foi influenciada principalmente pelos componentes financeiros (-9,33%), devido à devolução de créditos de PIS/COFINS aos consumidores.
Além disso, a eficiência operacional da Energisa Paraíba foi um fator importante para que o reajuste ficasse abaixo dos índices de inflação, que foram em média de 4%.
Para os consumidores do Grupo A (média e alta tensão), que inclui indústrias, o aumento médio será de 3,22%. Já para os consumidores de Baixa Tensão (BT), que abrangem residências e comércios, a redução média será de -2,39%. Especificamente para os clientes residenciais (B1), a queda na tarifa será de -2,44%.