TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
contra o feminicídio

Agosto Lilás: banco vermelho gigante é inaugurado na capital

A instalação, que inclui um banco gigante na cor vermelha em um dos pontos de maior circulação de pessoas em João Pessoa, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a necessidade de erradicar o feminicídio

Por Redação T5 Publicado em
Instituto banco vermelho
Instituto Banco Vermelho se faz presente em 10 estados brasileiros

O Instituto Banco Vermelho (IBV), em parceria com a Uninassau e com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana-PB, inaugurou nesta terça-feira (27), às 10h, na Praça da Família (Parque Solon de Lucena), uma instalação em formato gigante como parte de um ato educativo e de mobilização social em prol do feminicídio zero.

A iniciativa faz parte das atividades do "Agosto Lilás", mês dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra as mulheres.

A instalação, que inclui um banco gigante na cor vermelha em um dos pontos de maior circulação de pessoas em João Pessoa, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a necessidade de erradicar o feminicídio. O banco exibe conteúdo educativo sobre as diversas formas de violência previstas na Lei Maria da Penha e conta com um QR Code que direciona para o conteúdo completo da lei.

Além disso, o equipamento disponibiliza informações sobre canais de ajuda para mulheres em situação de violência, funcionando como um importante instrumento de prevenção e educação.

Fundado em novembro de 2023, o Instituto Banco Vermelho é uma entidade brasileira que surgiu da mobilização de duas pernambucanas, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que transformaram a dor do luto em uma luta pela erradicação do feminicídio.

Com presença em mais de 10 estados brasileiros, o IBV atua nacionalmente em frentes de intervenção urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização, sempre com o foco na conscientização e no combate à violência de gênero.

O Instituto já conta com uma Lei Federal (Nº 14.942) sancionada em julho de 2024, e um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério das Mulheres, assinado em agosto, que visa promover ações concretas de enfrentamento à violência contra a mulher. Além disso, projetos de lei relacionados ao IBV já foram aprovados em Recife-PE e Araguaína-TO, e estão em tramitação no estado de Pernambuco.



Relacionadas