TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em sousa

Paraíba realiza 3º painel de mudanças climáticas no sertão do estado

O painel será realizado em quatro mesorregiões da Paraíba, começando pelo Sertão, em Sousa, no Auditório do IFPB Centro

Por Carlos Rocha Publicado em
Portal de entrada da cidade de sousa paraiba imagem reproducao youtube
Paraíba realiza 3º painel de mudanças climáticas no sertão do estado (Foto: Reprodução/ YouTube)

O Governo da Paraíba, por meio das Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promove o 3º Painel Paraibano de Mudanças Climáticas. O evento, que tem como objetivo principal reunir pesquisadores, gestores e a sociedade para discutir os problemas e buscar soluções para as perdas e danos causados pelas mudanças climáticas globais, acontecerá em diferentes regiões do estado.

Nesta edição, o painel será realizado em quatro mesorregiões da Paraíba, começando pelo Sertão nesta quinta-feira, 15 de agosto, em Sousa, no Auditório do IFPB Centro. O evento é gratuito e aberto ao público, e continuará nas demais regiões nas datas seguintes: Borborema em Monteiro (22 de agosto), Agreste em Campina Grande (6 de setembro) e Mata Paraibana em João Pessoa (19 e 20 de setembro).

O painel, que se estende até o dia 20 de setembro, encerra-se com uma discussão especial destacando o Dia Estadual de Conscientização sobre Mudanças Climáticas, instituído pela Lei Estadual 12.392/2022.

A discussão sobre as mudanças climáticas é essencial para entender como Ciência e Tecnologia podem convergir na busca por soluções e adaptações para a população. O secretário da Secties, Claudio Furtado, destacou a importância do evento como uma oportunidade para dialogar com a comunidade científica e todos os setores da sociedade, com foco na preservação de biomas como a Caatinga e a Mata Atlântica. Além disso, o painel abordará temas cruciais para a sustentabilidade, como energias renováveis, química verde, economia circular e gestão de resíduos sólidos.

A secretária da Semas, Rafaela Camarense, ressaltou que o painel é uma ferramenta vital para visualizar o que tem sido produzido em conhecimento e experiências no estado da Paraíba. Ela reforçou a importância da colaboração entre governo, academia e outras instituições para enfrentar a problemática das mudanças climáticas e destacou que a tecnologia desempenha um papel essencial no monitoramento e na formulação de políticas públicas que beneficiem a população paraibana.

O evento é destinado a gestores públicos, juristas, professores, pesquisadores, estudantes universitários, empresários que atuam na economia verde e demais interessados. O secretário Claudio Furtado espera que o painel resulte em um documento que norteie as discussões na etapa final em João Pessoa, culminando na criação de um fórum de sustentabilidade para o desenvolvimento do estado.

Locais e datas das etapas:

  • Etapa Sertão, Sousa: Auditório do IFPB Centro – 15/8/2024, 8h-12h e 13:30h-17:30h, Rua Pres. Tancredo Neves, s/n, Bairro Jardim Sorrilandia.
  • Etapa Borborema, Monteiro: Auditório da UEPB Centro – 22/8/2024, 8h-12h e 13:30h-17:30h, Rua Abelardo Pereira dos Santos, 131, Centro.
  • Etapa Agreste, Campina Grande: Auditório da UFCG – 6/9/2024, 8h-12h e 13:30h-17:30h, Rua Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário.
  • Etapa Mata Paraibana, João Pessoa: Auditório da Fundação Casa de José Américo – 19 e 20/9/2024, 8h-12h e 13:30h-17:30h, Av. Cabo Branco, 3336, Bairro Cabo Branco.


Relacionadas