TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
social

Paraíba começa distribuição de equipamentos gratuitos para pessoas com deficiência; saiba como solicitar

Serão distribuídas cadeiras de rodas, cadeiras de banho e acessórios adaptados para pessoas com deficiência

Por Redação T5 Publicado em
Cadeira de rodas pb
Anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo nesta segunda (12) (Foto: Freepik/Reprodução)

A Paraíba inicia a distribuição de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e acessórios adaptados para pessoas com deficiência, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desse grupo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) pelo governador João Azevêdo, durante o programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara.

Os equipamentos são produzidos com auxílio de uma impressora 3D na Oficina Ortopédica do Governo do Estado, em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD). A primeira etapa do programa vai beneficiar 95 pessoas.

Para ter acesso aos equipamentos, os interessados devem procurar a rede básica de saúde, que é responsável por encaminhar a solicitação à FUNAD. O processo exige a apresentação de um laudo do Sistema Único de Saúde (SUS) com CID válido, além do cartão do SUS e CPF.

Serão 420 equipamentos distribuídos em três etapas. Na primeira, 95 pessoas vão ser beneficiadas. A FUNAD faz o levantamento e a seleção para a entrega dos equipamentos”, explicou o governador.

A distribuição dos equipamentos ocorre em três regiões de saúde do estado, servindo de referência para as pessoas com deficiência (PCD). Os pontos de distribuição são a Oficina Ortopédica localizada na FUNAD, em João Pessoa; o Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (Nadpd), em Campina Grande; e o Centro Especializado em Reabilitação (CER 4), em Sousa.

O processo de obtenção dos equipamentos é simples e envolve a prescrição personalizada da cadeira ou acessório, levando em conta as medidas do solicitante. Após a solicitação, o equipamento é entregue no prazo máximo de 60 dias. A prioridade na distribuição é dada às pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que ainda não possuem cadeira de rodas.

Até setembro, o primeiro lote de equipamentos será totalmente entregue, e os próximos lotes serão distribuídos conforme as demandas.



Relacionadas