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Nova era na radiodifusão: entidades paraibanas se unem sob a bandeira MIDIACOM-PB

A expectativa é que, o mais breve possível, a entidade já esteja configurada. "Provavelmente, entre 60 e 90 dias"

Por Carlos Rocha Publicado em
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Nova era na radiodifusão: entidades paraibanas se unem sob a bandeira MIDIACOM-PB

Neste final de semana ocorreu o encontro de diretores do Sindicato das Empresas Jornalísticas de Rádio e Televisão do Estado da Paraíba e da Associação das Emissoras de Radiodifusão da Paraíba (Asserp). A reunião, aconteceu no Hotel Verde Green, em João Pessoa, teve como objetivo planejar os próximos três anos das entidades.

Este ano, o evento trouxe uma grande novidade: o sindicato e a associação adotou uma nova identidade jurídica. A partir de agora, as entidades passarão a se chamar MIDIACOM-PB, um projeto liderado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).

A mudança visa padronizar a nomenclatura das entidades em todo o Brasil, conforme explicado pelo presidente, André Vajas, já que anteriormente cada estado adotava nomes diferentes.

"As associações estaduais têm nomenclaturas completamente distintas: na Paraíba, é ABERT; no Ceará, é ACERT; em Minas, é AMIRT. Então, não se cria uma unidade, uma marca. Um dos maiores objetivos dessa fusão é justamente esse: criar uma marca que se propague no Brasil de forma uniforme", disse.

A nova entidade irá abranger os segmentos de rádio, televisão e mídias digitais, como informou Daniel Nobre, vice-presidente de Mídia Digital do MIDIACOM-PB.

"Fazer para o setor, para as empresas de comunicação, a regulamentação dessas normas que tanto precisamos trazer para dentro das empresas. Porque, a partir de agora, sentimos que as empresas têm essa necessidade de direcionar cada vez mais o digital para produzir conteúdos de forma que consigamos estabelecer normas, padrões e regras", destacou.

O MIDIACOM-PB também irá contar com as relações sindicais e trabalhistas do setor. Quem falou mais sobre isso foi Cacá Martins, vice-presidente de relações sindicais e trabalhistas.

"Eu vejo o principal ganho nisso: a agilização do processo, a velocidade e mais recursos para que possamos ter uma entidade que olhe a parte dos colaboradores, de toda a categoria profissional de jornalistas e radialistas, que vão ganhar com isso. As empresas também vão ganhar com isso, e o mercado como um todo", disse.

O evento foi conduzido pelo consultor Noaldo Dantas, que tem gerido as relações dos membros para a criação do MIDIACOM-PB.

"Trabalhar com uma organização que é formada por líderes de líderes é sempre um desafio, e temos um método que vem sendo pesquisado pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, há mais de 30 anos. Uma característica fundamental desse método é o uso da inteligência coletiva, que é uma das coisas mais subutilizadas nas organizações", relatou.

A expectativa é que, o mais breve possível, a entidade já esteja configurada. "Provavelmente, entre 60 e 90 dias, estaremos com a entidade completamente formatada", adinantou André Vajas.

O planejamento teve a participação de 25 profissionais, incluindo a diretoria das entidades, dois diretores da ABERT e especialistas do mercado. O encontro foi um ponto de inflexão importante para a radiodifusão na Paraíba, marcando o início de uma nova era de integração e modernização no setor.



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