Peças feitas com algodão colorido vão vestir modelos na Semana de Moda de Milão, na Itália
O algodão é cultivado pela agricultura familiar em assentamentos e em comunidades tradicionais quilombolas da Paraíba.
O algodão colorido, patrimônio da Paraíba, será destaque na Semana de Moda de Milão, na Itália. A iguaria orgânica, que já nasce colorida na região do semiárido da Paraíba, foi utilizada na produção de peças exclusivas. A coleção denominada como ‘Calunga’ é composta por 35 peças estampará a herança cultural brasileira e o maracatu, vivo na Paraíba e com raízes em Pernambuco.
O desfile será realizado em 20 de setembro. Na ocasião, inclusive, há expectativa da apresentação de um novo tecido, composto por fios de algodão e fios desenvolvidos com resíduos de seda.
Algodão colorido
O algodão é cultivado pela agricultura familiar em assentamentos e em comunidades tradicionais quilombolas com contrato de compra garantida. A cultura não é irrigada, não leva pesticidas e o processo industrial elimina a etapa de tingimentos químicos.
Outro ponto importante diz respeito a formatação da produção, já que a economia é de 87,5% de água quando comparada a produtos similares na indústria da moda. Os dados são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).