Temperatura aumentou até 6ºC em cidades brasileiras, constata pesquisa da UFPB
Fenômeno corresponde as Ilhas de Calor, quando a temperatura aumenta nos conglomerados urbanos mais que nos arredores.
Uma pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) constatou que as temperaturas estão até 6ºC acima da média nas grandes cidades brasileiras. O estudo avaliou a situação das ilhas de calor em conglomerados urbanos e identificou o índice em pelo menos 21 regiões do país.
Segundo o texto as ilhas provocam o fenômeno de que “quando o calor, no tecido urbano, é mais alto do que o registrado nos seus arredores, devido às atividades humanas”.
A pesquisa resulta da dissertação ‘Análise dos padrões, fatores e tendências das ilhas de calor de superfície (SUHIS) no Brasil’, do aluno egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) Eduardo Gonçalves Patriota. A dissertação foi transformada em um artigo científico que foi publicado no periódico Sustainable Cities and Society, da editora Elsevier.
Já os crescimentos médios em relação à média das temperaturas máximas nos arredores foram maiores, na Região Norte, na região metropolitana de Belém (1,02ºC acima da média entre 2003 e 2022); no Nordeste, em Recife (1ºC); no Sudeste, em Vitória (0,6ºC); no Sul, em Florianópolis (0,8ºC); e no Centro-Oeste, em Goiânia (0,8ºC).