João Pessoa registra mais de 7 vítimas de escorpião por dia em 2024
Só no mês de junho, por exemplo, foram 193 notificações. HU tem serviço especializado.
Um total de 1.341 acidentes com escorpiões foram registrados pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley, o HU, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2024. O índice corresponde ao período dos seis primeiros meses do ano, e representa uma média de 7,4 registros por dia.
Só no mês de junho, por exemplo, foram 193 casos. O mês com maior número de acidentes foi março, com 264 atendimentos. Se comparado a 2023, houve uma redução e notificações no período de junho - já que no referido ano foram 247 ocorrências.
O Hospital Universitário de João Pessoa recebe pacientes em caráter de urgência caso o incidente envolve escorpiões, aranhas e serpentes a qualquer hora, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Clarissa Madruga, médica, informou em entrevista ao Tambaú da Gente Manhã, da TV Tambaú/SBT, que o CIATOX funciona como centro de informações. “O atendimento é por telefone (número disponível no final da matéria), mas pessoas que têm contato com substâncias tóxicas ou animais peçonhentos devem contactar para saber como deve proceder para atendimento”, disse. O local, inclusive, conta com o soro anti peçonha e oferta o atendimento presencial para vítimas de acidentes com escorpiões, aranhas e serpentes.
O Ciatox integra o Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF) da UFPB. Ele funciona no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e atende em plantão permanente pelos números 3216-7007 e 3224-6688, e pelo 0800 722 600 (nacional).