Três crianças são hospitalizadas por afogamento em piscinas em João Pessoa
Uma das crianças, de 4 anos de idade, está em estado crítico de saúde
Neste final de semana, três crianças foram internadas no Hospital de Trauma de João Pessoa vítimas de afogamentos em piscinas. Entre os casos mais preocupantes, estão o de uma criança de 2 anos e outra de 2 anos e 7 meses, que se afogaram em residências nos bairros de Alto do Mateus e José Américo, respectivamente. A rápida ação dos pais permitiu que ambas fossem socorridas a tempo e levadas ao hospital, onde receberam atendimento imediato.
Entretanto, a situação de um garoto de 4 anos, morador de Intermares, é mais grave. Ele foi encontrado pelo pai submerso na piscina de casa e levado às pressas ao hospital. Segundo o Dr. Laécio Bragante, diretor do Hospital de Trauma, o estado de saúde do menino é crítico e ele permanece na UTI.
Durante o período de férias, os casos de afogamentos tendem a aumentar, aumentando também a preocupação das autoridades de saúde. O tenente Vandenberg, do Corpo de Bombeiros de João Pessoa, destacou a importância de redobrar os cuidados com crianças próximas a piscinas. Ele enfatizou que medidas como cercar e isolar piscinas podem evitar tragédias. Além disso, a supervisão constante dos pais é imprescindível para prevenir acidentes.
Os bombeiros alertam que, em caso de afogamento, os primeiros socorros devem ser prestados imediatamente. O 193 deve ser acionado para que a ajuda chegue o mais rápido possível. O tenente Vandenberg também recomendou que a criança seja colocada na posição lateral, o que pode ajudar a expelir a água ingerida.
A conscientização sobre os riscos e a prevenção de afogamentos é fundamental. Com a chegada do verão e o aumento do uso de piscinas, é essencial que os pais e responsáveis estejam atentos e sigam as recomendações de segurança para evitar novos incidentes.