Comércio varejista da Paraíba registra maior crescimento do Nordeste
Superando a média nacional, que foi de 8,1%. No comércio varejista ampliado, que inclui veículos e produtos alimentícios
O volume de vendas do comércio varejista restrito na Paraíba registrou um crescimento de 14,9% em comparação com o mês de maio do ano anterior, de acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse foi o maior índice entre os estados do Nordeste, superando a média nacional, que foi de 8,1%. No comércio varejista ampliado, que inclui veículos e produtos alimentícios, entre outros, o estado obteve um crescimento de 13,3% nas vendas.
Segundo análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), divulgada no final de julho, esses números refletem um crescimento regional robusto, impulsionado pelo aumento no consumo das famílias, melhoria na oferta de empregos, elevação do rendimento médio real e o processo de desinflação.
A demanda por crédito também acompanhou esse movimento de expansão econômica, contribuindo para o fortalecimento do comércio na região.
O Sistema Financeiro Nordestino registrou um saldo de operações de crédito de R$ 821,1 bilhões em maio de 2024, representando um crescimento de 10,6% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Esse aumento foi superior ao observado em âmbito nacional, onde o crédito cresceu 9,2% no mesmo período.
Um exemplo desse cenário de crescimento é a Central Sicredi Nordeste, onde os segmentos de Comércio e Serviços lideraram a procura por crédito, representando 89% da carteira de crédito de pessoa jurídica em maio de 2024, com operações totalizando R$ 1,9 bilhão.
Houve um aumento de 22% em relação ao ano anterior, refletindo a confiança do empresariado local na expansão de suas atividades.
No setor de serviços, as principais necessidades são investimentos em tecnologia, treinamento e capital de giro.
Projetos focados na aquisição de softwares especializados, sistemas de gestão empresarial (ERP) e desenvolvimento de plataformas digitais têm sido frequentes, demonstrando um esforço contínuo de modernização.
“Atender a essas necessidades de crédito é crucial para o crescimento e a sustentabilidade das empresas nos setores de comércio e serviços na região Nordeste, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico local e regional”, conclui Ana Paula Medeiros Vieira, Coordenadora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste.