Quadrilha junina da PB se apresenta em festival de Goiás neste fim de semana; veja detalhes
Representatatividade da cultura nordestina é destaque na produção assinada por José Maciel.
A quadrilha junina Sanfona Branca, de João Pessoa, fechará a temporada de apresentações em 2024 representando a Paraíba em um festival de Goiás. O grupo estará no Festival Arraial Brasil, que será realizado na cidade Aparecida de Goiânia nos dias 3 e 4 de agosto. A Sanfona Branca apresentará o espetáculo “Alumiado”, que homenageia o escritor Ariano Suassuna, no ano em que sua morte completou 10 anos.
Na ocasião, também é aguardada a Quadrilha Junina Uai São João, de Goiás. José Maciel, diretor artístico da junina, explicou que oito obras são citadas no show, são elas: Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, Uma Mulher Vestida de Sol, O Santo e a Porca, Torturas de Um Coração, A Farsa da Boa Preguiça, O Rico Avarento e O Auto da Compadecida.
“Trabalhar as obras requer cuidado primordial e de muito respeito. Eu fui pegando as obras dele, fui dando sequência, o elenco foi estudando e fomos construindo, sem distanciar do que é quadrilha junina. Não seria interessante montar um espetáculo com as obras do Ariano Suassuna se o elenco não conhecesse. A intenção principal era homenagear o Ariano Suassuna nos seus dez anos de ausência física e dar continuidade a valorização de suas obras”, declarou o diretor.
O “Alumiado” tornou-se referência no mundo junino, por ser uma apresentação respeitosa com a obra de Suassuna, desde sua instrumentalização até o figurino, sem descaracterizar a essência de uma quadrilha.