Órgãos de fiscalização verificam condições inadequadas em instituições para idosos em Bayeux
Como resultado, ações civis públicas estão sendo tramitadas para exigir a correção das irregularidades ou, se necessário, o fechamento das instituições
Em Bayeux, três instituições de Longa Permanência para Idosos foram fiscalizadas por diversos órgãos na nesta terça-feira (30). Durante a inspeção, foram identificadas várias irregularidades, incluindo a aplicação de medicação injetável sem material adequado para socorro e estabilização do paciente e condições inadequadas para os idosos.
Durante a inspeção foram identificadas deficiências significativas nas instalações, como problemas de acessibilidade nos espaços e banheiros, falta de cuidadores em relação ao grau de dependência dos idosos e condições inadequadas de salubridade com umidade e mofo nas paredes. Outras falhas observadas incluíram excesso de leitos por cômodo, número insuficiente de banheiros e a ausência de espaços ecumênicos e recreativos.
A ação de fiscalização foi conduzida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em parceria com representantes de conselhos regionais e do Corpo de Bombeiros. Durante a operação, foram avaliadas, segundo o MPPB, as condições das instituições Bem Viver, Casa de Repouso Oásis da Terceira Idade e Instituição do Idoso Santa Rita de Cássia, sendo constatado que as condições observadas violam a RDC nº 502 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Como resultado, ações civis públicas estão sendo tramitadas para exigir a correção das irregularidades ou, se necessário, o fechamento das instituições. Os laudos dos órgãos fiscalizadores serão incorporados aos processos em andamento para as devidas providências.