Prédios com risco de desabamento e incêndio são identificados no Centro Histórico de João Pessoa
Segundo a Defesa Civil, a operação é importante para preservação do Centro Histórico da Capital
Equipes de vários órgãos iniciaram, na manhã desta terça-feira (30), o mapeamento de imóveis no Centro Histórico com a identificação de 150 prédios. A ação tem como objetivo detectar edificações com risco de incêndio e desabamento, sendo necessária após, no período de dois meses, o Corpo de Bombeiros ser acionado para conter chamas que se alastravam por dois imóveis no Centro, um no Varadouro, e outro próximo a Igreja da Misericórdia.
A operação é realizada conjuntamente pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), Corpo de Bombeiros e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), avaliando a estrutura das edificações e, se necessário, realizando a interdição.
Nesta primeira parte, as equipes registraram os imóveis, nome da rua e número da edificação. Os dados captados serão enviados para a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que irá identificar e notificar os proprietários para que, posteriormente, permitam o acesso das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, explicou que a operação é importante para preservação do Centro Histórico de João Pessoa.
“Nesse primeiro momento, foram divididas três equipes, cada uma com representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e do Crea-PB, sendo iniciado o mapeamento dos imóveis que aparentemente apresentam algum risco, seja estrutural ou de incêndio, para posterior identificação dos proprietários e notificação para manutenções corretivas”, pontuou.
Também participam da ação o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB).