TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
alta cobertura vacinal

Paraíba é destaque no portal do Governo Federal por seu modelo de vacinação

O Estado ganhou evidência por ter ajudado o Brasil a sair da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas

Por Redação T5 Publicado em
Vacinacao22
Alta cobertura vacinal da Paraíba é fruto de ações estratégicas (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Saúde da Paraíba foi novamente destaque no site do Governo Federal como uma referência em vacinação. Desta vez, o Estado ganhou evidência por ter ajudado o Brasil a sair da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas. O relatório publicado no site foi realizado pela OMS/Unicef, que lançou os novos dados sobre a imunização global na última semana.

A menção à Paraíba se deve ao aumento da cobertura vacinal no Estado contra a DTP (vacina que protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche), que passou de 64,55% em 2022 para 77,18% em 2023.

Os dados atualizados da cobertura vacinal na Paraíba, em 16 de julho deste ano, mostram que a vacina Pentavalente, para crianças menores de 1 ano, está em 83,52%; a vacina DTP (1º reforço), para crianças de 1 ano, está em 74,9%; e a vacina DTPA adulto está com a cobertura vacinal de 57,62%; a meta de cobertura vacinal de todas elas é de 95%.

A alta cobertura é resultado das ações estratégicas desempenhadas pelo programa Vacina Mais Paraíba, que também já foram destaque nacional, em novembro do ano passado, na 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), evento que aconteceu em Brasília.



Relacionadas