Princípio de rebelião em Bayeux: celas destruídas, transferência e quatro feridos
O princípio de tumulto foi registrado por policiais penais na tarde deste sábado (20)
Um princípio de rebelião foi registrado na tarde deste sábado (20) na cadeia pública de Bayeux, município situado na região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com informações preliminares repassadas pela Polícia Militar ao PortalT5, o tumulto foi identificado pelos policiais penais logo após o fim do horário de visitas, por volta das 16h.
Com a situação identificada, os agentes solicitaram imediatamente o reforço da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar. A situação também foi comunicada à Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba.
O helicóptero Acauã foi acionado e sobrevoou as imediações da penitenciária para auxiliar no controle da situação. O Corpo de Bombeiros esteve no local para controlar as chamas, já que os detentos queimaram colchões. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também foi chamado para dar assistência a quatro presidiários feridos.
Conforme informações levantadas pelo PortalT5 junto a fontes da Polícia Militar, o tumulto foi controlado pelos próprios policiais penais.
“Aconteceu agora no final da visita um desentendimento entre quatro celas”, iniciou João Paulo Barros, Secretário Executivo de Administração Penitenciária da Paraíba.
“Os presos de facções diferentes começaram a se provocar com insultos e, a partir daí, começou uma briga generalizada. Jogaram pedras e atearam fogo em colchões. Dessa forma, iniciou-se um motim. Acionamos o nosso Grupo de Operações Especiais junto com a Polícia Militar, que fizeram a intervenção para apagar o fogo. Nós conseguimos restabelecer a ordem. Todos estão extraídos das celas, neste momento, e contidos".
João Paulo mencionou que um levantamento dos danos está sendo feito para que medidas sejam tomadas.
"Continuamos averiguando e fazendo a mensuração dos danos causados para, a partir daí, tomar as devidas providências. Existem quatro presos com ferimentos leves devido ao fogo que eles mesmos causaram, com queimaduras leves. O SAMU foi acionado para fazer o atendimento, mas sem gravidade. Algumas celas foram quebradas. Estamos, neste momento, fazendo justamente esse levantamento do tamanho do dano causado para, imediatamente, tomarmos as medidas para sanar.”
Já o Tenente Fernandes da Polícia Militar da Paraíba deu detalhes do momento em que foram acionados pela polícia penal.
“De início, fomos solicitados para conter um princípio de rebelião e um tumulto generalizado. Porém, com a chegada das guarnições, conseguimos acalmar a situação. No momento, está tranquilo. Estão fazendo a contagem dos apenados e verificando a situação das celas, se há segurança para eles permanecerem no local.”
Mais tarde, alguns dos homem que cumprem pena no presídio foram colocados em viaturas da polícia penal. A informação levantada no local é que eles foram transferidos para outras unidades prisionais.
As autoridades continuam monitorando a situação para garantir a segurança e evitar novos incidentes.