TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Grupo de Resgate Aeromédico

Equipe se mobiliza para transportar sangue e salvar vida de idoso na Paraíba

Esse foi o primeiro transporte aéreo de bolsas de sangue realizado no estado. a intenção era atender um paciente em estado grave

Por Carlos Rocha Publicado em
Sangue e transportado de Joao Pessoa em aeronave para salvar paciente grave em Catole do Rocha
Equipe se mobiliza para transportar sangue e salvar vida de idoso na Paraíba

A saúde pública da Paraíba registrou um marco histórico nesta quinta-feira (18), com a realização do primeiro transporte aéreo de bolsas de sangue e hemocomponentes pelo Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), em parceria com o Hemocentro da Paraíba. O objetivo da ação foi atender um paciente de 65 anos com leucemia e anemia hemolítica, internado no Hospital Regional de Catolé do Rocha, em estado grave.

A operação, que durou cerca de uma hora e 20 minutos, foi essencial para a sobrevivência do paciente, considerando que uma viagem de carro de 432 km até a capital levaria aproximadamente seis horas. Além da tripulação do Grame, uma bioquímica do Hemocentro também acompanhou o voo para realizar a fenotipagem (classificação) da amostra dos doadores e verificar a compatibilidade com o paciente.

Shirlene Gadelha, diretora geral do Hemocentro, destacou a gravidade do estado do paciente e a urgência da administração dos hemocomponentes. “Devido à baixa hemoglobina e ao sangramento intenso, o paciente não tinha condições clínicas para ser transportado para a capital”, explicou. A ação ocorreu logo após um treinamento no Hemocentro para os bombeiros do Grame sobre o transporte de hemocomponentes. “Esta é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de salvar vidas”, acrescentou.

Elvio Lievert, coordenador do Grupo de Resgate Aeromédico, ressaltou que o serviço tem como objetivo atender a população em áreas remotas onde o transporte terrestre seria inviável. “Além de transferir pacientes entre unidades de saúde e transportar órgãos para transplante, agora realizamos pela primeira vez o transporte de bolsas de sangue”, comentou.

O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde, continua investindo em iniciativas como esta do Grame para a regionalização da saúde, estendendo ações e serviços para todos os 223 municípios paraibanos. Programas como o Opera Paraíba e o recém-criado Paraíba contra o Câncer buscam proporcionar um atendimento de qualidade e mais próximo da população.



Relacionadas