Atendimento a pacientes com anemia falciforme será ampliado no Hemocentro, a partir de setembro
A ampliação do serviço foi anunciada pelo secretário Executivo da Saúde, Patrick Almeida
O Hemocentro Coordenador de João Pessoa passará a ofertar, a partir do mês de setembro, atendimento ambulatorial aos pacientes com anemia falciforme todos os dias da semana. Atualmente, o serviço é oferecido apenas de segunda-feira a sexta-feira.
A ampliação do serviço foi anunciada pelo secretário Executivo da Saúde, Patrick Almeida, durante o primeiro dia de visita técnica de representantes da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde ao Hemocentro da Paraíba.
Segundo a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, a inciativa do governo estadual é importante para garantir o alinhamento do fluxo no atendimento aos pacientes falciformes, aprimorando a assistência ofertada desde o nascimento até a fase adulta, sendo o passo inicial para garantir o atendimento 24 horas está preconizado pelo Ministério da Saúde.
A doença falciforme, também chamada de anemia falciforme, é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Essa condição é mais comum em pessoas da raça negra.
O diagnóstico da doença é realizado na criança no exame de triagem neonatal conhecido como teste do pezinho, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e realizado pelo Laboratório Central Estadual (Lacen-PB). Já nos jovens e adultos e para exame confirmatório da doença, o exame realizado é o de eletroforese de hemoglobina disponibilizado pelo Hemocentro da Paraíba.
Também no Hemocentro da Paraíba é o serviço de referência para oferta de assistência multiprofissional com hematologista, pediatra, nutricionista, odontólogo, enfermagem, serviço social, unidade transfusional, fisioterapia, assistência social e atende os usuários com doença falciforme por demanda espontânea para o primeiro atendimento.