Servidores do INSS na PB iniciam greve por tempo indeterminado a partir de terça (16)
A paralisação é uma resposta à falta de acordo com o Governo Federal sobre reajustes salariais
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Paraíba vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir de terça-feira (16), em alinhamento com a greve nacional que começou nesta quarta-feira (11). A paralisação é uma resposta à falta de acordo com o governo federal sobre reajustes salariais e outras reivindicações, apesar das múltiplas rodadas de negociação.
A greve afetará a análise e concessão de benefícios como aposentadorias, pensões e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do atendimento presencial (exceto perícia médica) e a análise de recursos e revisões de pensões e aposentadorias. Aproximadamente 50% dos servidores do INSS, que somam 19 mil em todo o país, ainda estão em home office e também participarão da paralisação.
Em nota, o INSS informou que está tomando medidas para minimizar o impacto da greve. A instituição afirma que não houve impacto significativo no sistema e no atendimento. Os cidadãos podem continuar acessando mais de 100 serviços pelo Meu INSS e pela Central de Atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O INSS avalia que não há como relacionar greve de servidores iniciada nesta quarta-feira com os efeitos da checagem de benefícios que vai começar somente em agosto.