TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em João Pessoa

Dia Estadual de Luta contra o HTLV: oficina discute invisibilidade da doença

O evento ocorreu no auditório da Faepa, em João Pessoa, das 8h30 às 17h

Por Carlos Rocha Publicado em
Htlv oficina joao pessoa secom pb
Dia Estadual de Luta contra o HTLV: oficina discute invisibilidade da doença

Nesta terça-feira, 10 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), promoveu o “Dia Estadual de Luta contra o HTLV” com a realização da “Oficina HTLV: Saindo da Invisibilidade”. O evento ocorreu no auditório da Faepa, em João Pessoa, das 8h30 às 17h, e contou com a participação de representantes de diversas instituições e organizações da sociedade civil.

A oficina teve como principal objetivo dar visibilidade ao HTLV (Human T-lymphotropic Virus), um vírus da mesma família do HIV que pode causar doenças graves como câncer e desordens neurológicas. Apesar da seriedade da infecção, o HTLV ainda é pouco conhecido e negligenciado, sendo a Paraíba um dos poucos estados a colocar o tema como prioridade nas agendas de saúde.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Fiocruz, do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS, do Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB), do Hemocentro, além de ONGs e várias organizações da sociedade civil, incluindo indígenas, quilombolas e prostitutas.

Destaques da Oficina

A chefe do Núcleo de IST/Aids da SES, Joanna Ramalho, destacou que, além da instituição do Dia Estadual de Luta contra o HTLV, o Lacen-PB está conduzindo um projeto piloto para diagnóstico da infecção. Com a aquisição de exames para diagnósticos, o projeto já identificou 15 casos de HTLV na Paraíba, incluindo uma gestante acompanhada por uma equipe multiprofissional.

Joanna Ramalho afirmou: “Em menos de um ano de implantação do projeto, já foram diagnosticadas 15 pessoas com HTLV na Paraíba, entre elas, uma gestante que vem sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional.”

A palestrante Adijeane Oliveira de Jesus, uma das 600 pessoas portadoras do vírus HTLV que fazem parte da Associação HTLVida da Bahia, compartilhou sua experiência pessoal e a luta da associação para estabelecer políticas públicas eficientes. “A nossa associação existe há 14 anos com o objetivo primordial de cuidar das pessoas com o vírus e lutar para estabelecer políticas públicas eficientes, a fim de erradicar o HTLV em todo país”, afirmou Adijeane.

Avanços e Políticas Públicas

A médica Mayra Aragon, referência do Ministério da Saúde no tema, explicou as novas políticas públicas relacionadas ao HTLV. “O Ministério da Saúde está em processo de implementação, em todo o país, da testagem de todas as gestantes pelo SUS, já que uma forma de transmissão do vírus é durante a gravidez - da mãe para o filho. Se a gestante for confirmada com HTLV, não pode amamentar e vai ter direito a ganhar fórmula infantil. Além disso, saiu a Portaria, no início deste ano, colocando o HTLV como uma doença de notificação compulsória (obrigatória)”, disse Mayra Aragon.

A representante da saúde indígena, Cida Potiguara, destacou a relevância da oficina para a população indígena, considerada prioritária para o combate à doença. “Como é uma doença antiga, mas só hoje estamos tendo essa visibilidade e a gente sabe que a população indígena é carente e está dentro da população prioritária para essa doença”, afirmou Cida Potiguara.

Para Luza Maria, presidente da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros), a oficina é um passo importante para garantir que informações e políticas públicas sobre o HTLV sejam disponibilizadas para a sociedade civil. “Isso é motivo de dar os parabéns ao governo por estar se preocupando em trazer informações e políticas públicas sobre o HTLV para a sociedade civil”, comentou Luza Maria.

Jair Brandão, do Ministério da Saúde, destacou a importância do evento e dos diálogos promovidos para incluir o tema nas agendas de trabalho e discussões. “A Paraíba é o terceiro estado a promover a oficina. A 1ª foi no Maranhão, em agosto de 2023; a 2ª no Pará, em junho deste ano de 2024, e estão agendadas para agosto próximo Piauí e Rio Grande do Norte e, em setembro, Pernambuco”, informou Brandão.

Como se Prevenir Contra o HTLV

O HTLV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e a prevenção inclui:

  • Uso de preservativos durante relações sexuais.
  • Exames regulares no Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS.
  • Não compartilhar materiais e utensílios perfurocortantes, como seringas e agulhas.
  • Gestantes com HTLV não devem amamentar, pois a doença pode ser transmitida de forma vertical, durante a gravidez.

A oficina destacou a necessidade de conscientização e prevenção para combater o HTLV e promover a saúde pública no Estado.



Relacionadas