TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
superação

Estudante surdo faz história ao ser o 1º a concluir mestrado em universidade da PB

A defesa da dissertação ocorreu na manhã desta segunda-feira (8)

Por Carlos Rocha Publicado em
Defesa de mestrado de Kledson Albuquerque FFPGFP 5
Estudante surdo faz história ao ser o 1º a concluir mestrado em universidade da PB

Em um momento de grande superação e resiliência, Kledson Albuquerque Alves tornou-se o primeiro aluno surdo a obter um título de mestre pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A defesa da dissertação ocorreu na manhã desta segunda-feira (8), no Auditório II da Central Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I da UEPB, em Campina Grande, Agreste do Estado, e foi um marco na trajetória da instituição.

Kledson, que enfrentou o desafio adicional de ser surdo, alcançou este feito pelo Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP). Sua dissertação, intitulada “Ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos: o Signwriting como sistema de escrita na aprendizagem de uma segunda língua”, foi apresentada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o apoio dos intérpretes Herbert Costa Rego e Jeane Leal.

A defesa foi acompanhada por professores, familiares, amigos e membros do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), destacando o compromisso da UEPB com a inclusão e a dignidade humana.

Orientado pelo professor Juscelino Francisco do Nascimento, da Universidade Federal do Piauí (UFP), Kledson desenvolveu uma pesquisa inovadora que propõe o uso do Signwriting no ensino da língua portuguesa para surdos. Devido à pandemia, todo o processo de orientação foi feito remotamente, com o orientador conhecendo Kledson pessoalmente apenas no dia da defesa.

Além de concluir o mestrado, Kledson se destacou como o primeiro professor surdo da UEPB, atuando como docente substituto de Libras no Centro de Humanidades (CH), Câmpus II de Guarabira. A banca examinadora foi composta pela professora Juliana Nóbrega de Almeida, da UEPB, e pelo professor Carlos Roberto Ludwig, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Kledson propôs em sua pesquisa a utilização do Signwriting, um sistema de escrita de sinais, para facilitar a aprendizagem da língua portuguesa por alunos surdos. Ele enfrentou muitas dificuldades, principalmente relacionadas à comunicação, mas expressou seu contentamento e alívio por ter alcançado este marco.

Contribuição para a Educação

Kledson ressaltou que sua nova formação será fundamental em seu trabalho como professor, permitindo-lhe aplicar o sistema Signwriting no ensino de crianças surdas. O orientador Juscelino Francisco destacou a determinação de Kledson, afirmando que a deficiência não foi um obstáculo para a obtenção do título de mestre.

O coordenador do PPGFP, professor João Batista Gonçalves Bueno, considerou a defesa de Kledson um marco histórico para a UEPB e o programa, elogiando a universidade por sua política de inclusão e apoio aos alunos.

Representando a reitora Célia Regina Diniz, o professor Ricardo Soares, pró-reitor de Gestão Administrativa, destacou a importância histórica e significativa deste evento para a universidade. O PPGFP faz parte da política da UEPB de capacitação e formação continuada, oferecendo uma média de 20 vagas por turma e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa visa capacitar professores da Educação Básica, aprimorando suas práticas docentes e intervenções nas escolas, contribuindo para o desenvolvimento educacional local, regional e nacional.



Relacionadas