Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
29 de Março
como funciona

Paraíba tem Rede Estadual de Atenção às Mulheres em Situação de Violência; conheça

Na edição deste sábado (6) do Diário Oficial do Estado da Paraíba, foi publicado o Regimento Interno da Rede Estadual de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexual

Por Carlos Rocha Publicado em
João Pessoa promove Fórum de Combate à Violência contra as Mulheres
Paraíba tem Rede Estadual de Atenção às Mulheres em Situação de Violência; conheça (Foto: Agência Brasil)
ouça este conteúdo

Na edição deste sábado (6) do Diário Oficial do Estado da Paraíba, foi publicado o Regimento Interno da Rede Estadual de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexual (REAMCAV). A REAMCAV, vinculada à Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), é responsável por articular órgãos, serviços e entidades da sociedade civil no enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência.

O documento destaca que a REAMCAV tem como missão integrar e articular a rede de enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, sexual e obstétrica, entre outras formas de violência. A rede também é responsável por promover a referência e contrarreferência dos casos, propor o planejamento anual de ações, monitorar e fortalecer as iniciativas de combate à violência contra as mulheres na Paraíba.

Entre as principais atribuições da REAMCAV, destacam-se:

  • Integrar e articular a rede de enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência.
  • Propor o planejamento das ações anuais de enfrentamento à violência contra as mulheres.
  • Monitorar e fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres na Paraíba.
  • Promover o diálogo e a integração entre órgãos públicos, entidades da sociedade civil, poderes legislativos e sistema de justiça.
  • Sistematizar e divulgar dados estatísticos sobre ações de enfrentamento e atendimento à violência doméstica, sexual e obstétrica contra as mulheres.

Coordenação e Estrutura

A REAMCAV terá uma coordenação geral composta pela titular da SEMDH, uma secretária geral indicada pela SEMDH e uma assistente executiva indicada pelas organizações da sociedade civil. A coordenação geral é responsável por coordenar o funcionamento da REAMCAV, promover articulações de políticas públicas e elaborar o planejamento das reuniões e ações anuais.

Composição

A rede será composta por diversas entidades que trabalham no atendimento e enfrentamento às violências de gênero contra as mulheres. Entre os órgãos e entidades estão:

  • Secretarias Estaduais (Mulher e Diversidade Humana, Segurança Pública e Defesa Social, Saúde, Desenvolvimento Humano, Educação e Cultura, Cidadania e Administração Penitenciária).
  • Companhia Estadual de Habitação.
  • Tribunal de Justiça da Paraíba.
  • Ministério Público da Paraíba.
  • Defensoria Pública do Estado da Paraíba.
  • Empreender Paraíba.
  • Assembleia Legislativa.
  • Universidades (Estaduais e Federais).
  • Sociedade Civil Organizada (como Abayomi, APROS, ASTRAPA, Bamidelê, entre outras).

Funcionamento

As reuniões ordinárias da REAMCAV ocorrerão na terceira segunda-feira de cada mês, com possibilidade de reuniões extraordinárias convocadas pela coordenação geral ou por qualquer órgão/entidade da rede. As pautas das reuniões ordinárias podem ser propostas por qualquer órgão/entidade e devem ser definidas com antecedência mínima de 15 dias.



Relacionadas
noscript