TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
até maio

Vigilância Sanitária interdita 26 estabelecimentos e realiza mais de 1.500 inspeções em JP

Dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao Portal T5.

Por Redação Publicado em
Fiscalização Vigilância Sanitária Arquivo
Em média, cinco estabelecimentos foram interditados por mês. (Foto: Divulgação / Arquivo - Secom)

A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) de João Pessoa interditou 26 estabelecimentos no período de janeiro a maio de 2024. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao Portal T5 e corresponde a uma média de cinco estabelecimentos interditados por mês.

Conforme a SMS, as interdições ocorreram em locais que comercializam alimentos, medicamentos e de interesse da saúde. Durante o período, também foram realizadas 1.564 inspeções. Em 2023, foram realizadas 3.148 inspeções.

O consumidor pode realizar a denúncia em casos de não conformidades da higienização do estabelecimento ou limpeza, por exemplo, pode acionar o órgão por meio do telefone 3213-7545, do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, da Ouvidoria Setorial da Saúde através do número 160 ou WhatsApp (83) 98845-5002.

Ao Portal T5, a secretaria alerta para os cuidados dos alimentos vendidos na rua, pois têm maior probabilidade de sofrer alterações das propriedades organolépticas (percebidas pelos sentidos humanos), uma vez que ficam em contato com a poluição urbana, longe da proteção de um estabelecimento coberto, além de estarem mais expostos à contaminação por microrganismos e/ou pragas urbanas.

A SMS alertou que a principal medida de segurança alimentar para o consumidor é ficar atento às condições de higiene dos estabelecimentos, e também observar como é feita a manipulação e armazenamento dos alimentos.

A Gerência de Vigilância Sanitária fiscaliza áreas como comércio de alimentos, hotéis, academias, distribuidoras e comércio de medicamentos, clínicas de saúde, comércio de produtos para saúde de forma preventiva, com ações educativas; normativa (regulamentadora), fiscalizadora e, em última instância, punitiva.



Relacionadas