TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
dicas para o consumidor

Confira mitos e verdades sobre o consumo de energia elétrica

A especialista em Eficiência Energética da Energisa Paraíba, Ana Paula Nunes, traz algumas dicas para economizar

Por Gabriela Lins Publicado em
Ba260739 f83f 437f bb69 08a68e0262f5
s altas temperaturas continuam predominando na maioria das cidades da Paraíba, afetando a rotina de consumo de energia em muitas residências (Foto: Reprodução/Energisa)

Com a chegada da bandeira amarela, a conta de energia elétrica sofreu um aumento, levando muitas famílias a buscarem maneiras de economizar. Para ajudar nessa missão, contamos com as orientações da especialista em Eficiência Energética da Energisa Paraíba, Ana Paula Nunes, que esclarece o que é verdade e o que é mito sobre o consumo de energia elétrica.

1. O local da geladeira interfere no consumo de energia?

VERDADE: ''Os equipamentos que geram calor interferem no consumo de energia da geladeira, que vai gastar mais para manter a temperatura interna de refrigeração, principalmente se a pessoa ficar abrindo e fechando a porta com muita frequência", esclarece Ana Paula. Evite colocar a geladeira próxima ao fogão ou em uma parede exposta ao sol.

2. Colocar uma garrafa pet com água em cima do relógio medidor economiza energia?

MITO: A garrafa de água não afeta o funcionamento do medidor. "O consumo de energia é calculado pela frequência e tempo de uso dos equipamentos", explica Ana Paula. É importante desligar os aparelhos da tomada quando não estão em uso para evitar o desperdício.

3. Casas com instalações elétricas antigas gastam mais energia?

VERDADE: "Instalações inadequadas e sem revisões podem gerar sobrecarga e aumentar o consumo, além de serem perigosas", alerta a especialista. Recomenda-se a revisão das instalações internas por um eletricista e evitar o uso de benjamins, que podem causar sobrecarga e curtos-circuitos.

 4. Lâmpadas de LED economizam mais do que outras lâmpadas?

VERDADE: As lâmpadas de LED são mais eficientes e duráveis em comparação às fluorescentes, incandescentes ou halógenas, resultando em menor consumo de energia e menos trocas recorrentes.

5. Equipamentos eletrônicos mais baratos consomem mais energia?

MITO: Prefira produtos com o Selo Procel categoria A, que identifica equipamentos testados e comprovadamente eficientes em termos de consumo de energia.

6. Sensores de presença ajudam a economizar energia?

VERDADE: "Sensores de desligamento automático, temporizadores de movimento e tomadas inteligentes ajudam a economizar energia ao evitar o desperdício, apagando luzes de ambientes vazios e programando o 'liga e desliga' dos eletrônicos", afirma Ana Paula.

7. Ligar o ferro para passar apenas uma peça de roupa economiza energia?

MITO: "Cada vez que o ferro é ligado, ele consome energia para atingir a temperatura ideal. Passar roupas em grandes quantidades de uma vez é mais econômico do que ligar o ferro várias vezes ao dia", orienta a especialista.

Ao adotar essas práticas, você pode evitar o desperdício e controlar melhor o consumo de energia em sua residência.










Relacionadas