Dia do Orgulho LGBTQIA+: saiba onde procurar apoio psicológico em João Pessoa
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado nesta sexta-feira (28)
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado nesta sexta-feira (28) e é importante falar sobre a saúde mental dessa comunidade. Afinal, essa população é constantemente alvo de discriminação, preconceito e estigmatização em diversos aspectos da vida, desde o ambiente familiar até o profissional. Essas experiências podem levar a altos níveis de estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.
Para diminuir os impactos negativos dessas experiências, o apoio psicológico é fundamental para desenvolvimento de estratégias de enfrentamento, autoestima e até aceitação e compreensão da própria identidade. Em João Pessoa, a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT+ e de Igualdade Racial oferece atendimento psicológico de graça. De janeiro a junho deste ano foram 44 encaminhamentos.
Em entrevista ao Portal T5, Thamara Bernardino, psicóloga da Coordenadoria, ressaltou a importância do trabalho psicológico realizado com os usuários da comunidade. "Nós temos trabalhado com os nossos usuários o empoderamento, o protagonismo da sua própria vida, da sua própria história. Dentro da psicologia, temos trabalhado para desenvolver e organizar as emoções desses usuários que chegam muito fragilizados. A gente vai desenvolver essa autoestima, conscientizando que ali existe uma vida, e uma vida que importa. Então, é de fundamental importância ter esse serviço funcionando e atuando em defesa das pessoas da comunidade LGBT", disse ela.
Onde procurar atendimento?
O atendimento psicológico é realizado todos os dias, das 8h às 15h, e para ter acesso ao benefício é preciso que seja feito um cadastro junto a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, que fica localizada no Parque Solon de Lucena, n° 216, Centro.
Para mais informações sobre os serviços ofertados no local, basta entrar em contato pelos telefones 3213-5289 ou 3213-5290 e via WhatsApp, pelo 9.8730 6036.