Paraíba mobiliza Nordeste para tornar o Forró em Patrimônio Imaterial da Humanidade
Informação foi anunciada pelo secretario de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, no programa Tambaú Debate
A Paraíba deu um passo significativo para a valorização do Forró, um dos gêneros musicais mais autênticos do Brasil. Isso porque a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba está mobilizando todos os estados nordestinos para encaminhar a candidatura do Forró para ser reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) . A informação é do secretário Pedro Santos, entrevistado deste sábado (22) do programa Tambaú Debate, da TV Tambaú/SBT.
Ao Portal T5, o secretário de Cultura da Paraíba explicou que o processo de candidatura envolve uma série de etapas burocráticas e institucionais. Segundo ele, após a celebração das festas juninas será protocolado um documento junto ao Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assinado pelos nove secretários de Cultura do Nordeste e pelo Fórum Nacional do Forró de Raiz, formalizando o pedido.
"É possível que essa candidatura seja apresentada a partir de abril de 2025. Então, a gente teria todo esse período agora para fomentar debates, discussões, realizar entrevistas para divulgar esse trabalho", disse Pedro Santos.
O programa Tambaú Debate, com Josival Pereira, vai ao ar às 8h deste sábado (20).