TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
comércio varejista

Varejo registra crescimento pelo terceiro mês consecutivo na Paraíba

No acumulado de janeiro a abril deste ano, o varejo paraibano mostrou um crescimento de 6,9%, também superando a média nacional de 4,9%

Por Carlos Rocha Publicado em
Vendas comercio joao pessoa
Varejo registra crescimento pelo terceiro mês consecutivo na Paraíba

O volume de vendas do varejo na Paraíba continua a apresentar resultados positivos, com crescimento pelo terceiro mês consecutivo no primeiro semestre de 2024. De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou um aumento de 5,3% em abril, comparado ao mesmo período do ano anterior. Este desempenho está bem acima da média nacional, que foi de 2,2%.

No acumulado de janeiro a abril deste ano, o varejo paraibano mostrou um crescimento de 6,9%, também superando a média nacional de 4,9%.

No segmento de comércio varejista ampliado – que abrange atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção, e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo – a Paraíba apresentou uma expansão significativa de 10,4% em abril, comparado ao mesmo mês do ano passado, enquanto a média nacional ficou em 4,9%. No acumulado de janeiro a abril, o crescimento no varejo ampliado foi de 7,5% no estado, frente a 4,7% no cenário nacional.

Atividades em Destaque

Segundo o IBGE, seis dos oito setores investigados mostraram avanços em abril deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Os setores que se destacaram foram:

  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria
  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação
  • Móveis e eletrodomésticos
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico
  • Livros, jornais, revistas e papelaria
  • Combustíveis e lubrificantes, com um crescimento de 1,8%

Sobre a Pesquisa

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) tem como objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país. A pesquisa investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal é o comércio varejista. Esses dados são essenciais para entender as dinâmicas do setor e planejar políticas econômicas mais eficazes.

Os resultados positivos consecutivos refletem um cenário de recuperação e crescimento econômico para o varejo da Paraíba, destacando o desempenho robusto do estado frente ao restante do país.



Relacionadas